Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

DE QUEM É ESSE BODE?

Após a inusitada Operação Filisteu (que eu batizei de Operação Terremoto desde março), que aconteceu no dia 26 de maio, um grande bode preto chifrudo entrou no cenário da política de Parauapebas. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) fez uma devassa na prefeitura e na casa do prefeito Valmir Mariano. Acontece que ninguém do executivo foi preso, enquanto dois vereadores estão presos até hoje. Esse fato fez o Valmir se rearticular e encontrar uma maneira de fazer o povo esquecer que foi o principal alvo da operação. Todo serelepe como se nada tivesse acontecido, tratou de soltar o bode na câmara dos vereadores.

O prefeito Valmir soltou esse bode na câmara e os vereadores adotaram-o. Mas afinal, de quem é esse bode? Segundo o procurador Nelson Medrado, a corrupção da câmara parece brincadeira de criança diante dos problemas encontrados na Prefeitura de Parauapebas. Então, mesmo o Valmir espertamente tendo empurrado esse bode para o Legislativo, esse não lhe pertence. Apenas foi aceito e adotado pelos vereadores que ficaram desnorteados e sem saber o que fazer.

Por um motivo ou por outro, os 13 vereadores soltos, ficaram desnorteados e acuados. No dia da operação, suspenderam inexplicavelmente a sessão. No dia 2 de junho, nem uma palavra no Grande expediente, e, no dia 9 de junho, de forma inédita, saltaram o grande expediente, pois ninguém se atreveu a falar nada na tribuna. Ficou a nítida impressão de que estão com medo e com a sensação de que a casa pode cair a qualquer hora. Veja bem: não estou acusando ninguém. Apenas estou relatando a impressão que os nossos edis estão deixando na população.

Comenta-se por aí que nossos vereadores ficaram assombrados depois que descobriram que seus telefones estavam grampeados desde junho do ano passado. Outros afirmam ainda que, estariam temerosos após a descoberta de uma certa canetinha filmadora de um empresário que teria gravado imagens nada agradáveis. 

Seja qual for o motivo, nossos vereadores tem que reagir e espanar esse bode da Câmara. Alguém tem que ter a coragem e tomar a iniciativa de devolver esse bicho para o seu legítimo dono que é Valmir da Integral. O silêncio da Câmara é comprometedor e simboliza o medo, a angústia e a cumplicidade com tudo o que está acontecendo.

O que teremos para hoje na sessão?


Hoje (16) tudo pode acontecer. Os nossos vereadores poderão continuar alimentando o bode e mantendo o silêncio sepulcral em relação a Operação Filisteu, ou quem sabe, algum corajoso vai devolver o bode ao seu legítimo dono.

Outra coisa que poderá acontecer hoje será um golpe para tentar salvar o mandato dos vereadores presos. Pelo Regimento Interno da Câmara, o vereador que tiver 5 faltas consecutivas perderá o mandato. Porém, em um artigo duvidoso, o vereador poderá pedir licença por 120 dias  por motivo de saúde ou para tratar de interesse pessoal, e nesse prazo não será preciso convocar o suplente. Veja bem: esse artigo não se aplicaria a presos, pois quem está com a liberdade cerceada, não pode dizer que está tratando de interesse pessoal. Mesmo assim, a Mesa Diretora poderá dar um grande golpe na democracia, e com uma interpretação duvidosa, poderá conceder a licença aos presos. E o pior: todos os vereadores poderão votar a favor, apenas para evitar que um vereador novato entre no sistema chutando o pau da barraca e tirando o lixo debaixo do tapete. Entenderam a lógica? Nesse momento, o que a Câmara menos quer é um vereador intruso que chegue isento de qualquer problema e com moral para fazer denúncias.

Vamos todos à Câmara hoje para participar dessa grande sessão e quem sabe, ter fortes emoções!

11 comentários:

  1. A pergunta que não quer calar é: que oposição é essa que se cala apos uma operação pesada em cima da Prefeitura? será que são oposição de fato ou apenas ainda não tinham ganhado a fatia do bolo que achavam que mereciam?

    ResponderExcluir
  2. De chifre nivelado e bem polido, de orelhas em pé em sinal de atenção, de cavanhaque alinhado em sinal respeito e de terno e gravata o bode não é tão feio assim. Resta saber se mete medo mesmo - e em quem. Ou seria em quens?

    ResponderExcluir
  3. o povo está ansioso pra saber se esse velhote não vai ser preso? e esses vereadores corruptos? aff o povo não aguenta mais gemer, tenha misericórdia Deus do povo de parauapebas e horrivel saber de tudo isso e nada ser feito.

    ResponderExcluir
  4. Luis Vieira “blogueiro” seja franco e não use de metáforas quando quiser falar de alguém, em seu texto acima você está se referindo ao Vereador Zacarias Marques, a quem você chama de o “bode” isto por ele ser Maçom e como sabes adotamos o Bode em nossos simbolismos que não vem ao caso debatermos neste aqui. Talvez você não saiba mais Zaca é um membro admirado e respeitado dentro da Instituição! Mais deixemos o Vereador Zacarias de lado, e tratemos da Instituição Maçonaria, você deve pesquisar a respeito desta e veria que ela em muito contribuiu para a construção da sociedade em que vivemos. Deixarei a cargo seu que faça uma pesquisa e assim passe a respeitar nossa Ordem, ou talvez superar uma frustração comum no meio de quem tece criticas a nossa Ordem. Caso você não tenha respeito por algum de seus membros, tenha pela Instituição que além de milenar exerce um papel ímpar na sociedade. Caso não? Em seu Perfil "QUEM É VOCÊ" pode ser um IDIOTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, fique tranquilo que vou manter seu anonimato. Faltou-lhe a compreensão do texto e sobrou-lhe pretensão. Qualquer criança sabe identificar esse bode que refiro no texto. Garanto-lhe que não tem nada a ver com o bode da maçonaria.
      Conheço muito bem a maçonaria. Como professor de História e como curioso já pesquisei bastante. Respeito a instituição, sua história e reconheço a importância que teve no Brasil em todos os processos históricos. Portanto, caro "anônimo", não te chamarei de IDIOTA em respeito e deferência por ser um leitor tão assíduo do meu blog. Recomento apenas uma leitura mais cuidadosa para melhor compreensão.

      Excluir
  5. Luiz os seus textos são ótimos. Fala tudo que pensamos mais não sabemos como nos expressar.

    ResponderExcluir
  6. O pior é ver alguns capangas de quinta categoria defendendo esse povo, e até ameaçando que fala mal desses corruptos, só aqui mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Percebi que esse anônimo que questionou o texto, é ruim de interpretação, mas muito ruim, pois falou pelos cotovelos e ainda mostrou o quanto é ignorante.

    ResponderExcluir