Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

OS EFEITOS DA MUDANÇA NO GOVERNO VALMIR

No dia 09 de janeiro publiquei aqui um texto com o título "A HORA DA VINGANÇA", onde previ uma mexida radical no governo Valmir no seu secretariado que quebraria as pernas dos seus aliados mais robustos. Alguns amigos me ligaram incrédulos e até falaram que eu estava delirando. "Imagine se o Valmir terá peito para mexer com Odilom e Devanir!", questionava um incrédulo. E eu confirmei categoricamente: pode não ter peito, mas tem loucura e esperteza de sobra para operar essa mudança, e se bobear ainda manterá a base quietinha e mais aliada do que nunca.

Pois bem. No início dessa semana algumas mudanças e outras promessas de mudanças dão um forte indicativo do que eu falei. Primeiro foi a mudança na Cultura. No texto anterior falei que o prefeito vingaria do Josineto (ex-presidente da Câmara) pela rasteira que tomou na eleição da Mesa Diretora em janeiro de 2013.  Valmir aplicou a vingança de forma tortuosa e enigmática. Ele teria confidenciado a um assessor direto que não aplicaria o "corretivo" no vereador de imediato, pois temia que o mesmo chutasse a barraca e partisse para a oposição. Assim lhe daria muita dor de cabeça, pois, segundo o próprio prefeito, o Josineto sofria de instabilidade emocional e seria capaz de inventar de interditar ruas e organizar manifestações. Assim, ele (Valmir) lhe daria corda para se enforcar nomeando a própria irmã do vereador para lhe desgastar. "Conheço bem esse pessoal encrenqueiro da cultura. Eles mesmo vão derrubar a secretária, e assim eu lavo as mãos", teria dito o prefeito. Por enquanto a cultura ficou assim: saiu o Fernando Veras e entrou Joselia de Oliveira Matos (irmã do vereador Josineto). Desejamos boa sorte à nova secretária. Espero honestamente que o Josineto use sua experiência e dê mais um drible no prefeito fazendo um bom trabalho e conquistando a turma da cultura. A cidade agradece.

Outra mudança que anunciei foi a exoneração do secretário de Urbanismo, Judson que é indicação do vereador Odilom. Valmir não exonerou diretamente, mas desde a sua posse vem sendo fritado e humilhado. A SEMURB foi deixada no osso e até o contrato de limpeza urbana que era o principal da pasta, foi retirado. A única função do Judson era assinar as medições desse contrato sem direito a questionar sobre os valores absurdos. Se um dia esse contrato for questionado na justiça o Judson poderá ser responsabilizado sem culpa.

Funcionários da SEMURB informaram a esse blogger que a secretaria estava até sem lâmpadas para manter a iluminação pública. O último episódio de humilhação teria acontecido em dezembro passado quando o Judson ao perceber que a cidade ficaria sem decoração natalina tomou a iniciativa de aproveitar o material antigo e pediu um caminhão munk para instalar algumas peças. O prefeito ao ser informado mandou que parasse imediatamente pois não teria dinheiro para pagar o caminhão. No final, a iluminação foi colocada pela metade já às vésperas do Natal. 

O Judson como é uma pessoa séria e de personalidade não iria aguentar por muito tempo. Estava na cara que entregaria o cargo. Uma fonte da Câmara me contou que o Valmir teria chamado o vereador Odilom e ordenado que indicasse outro, pois o Judson se mostrara incompetente. É o fim da picada. Se o Odilom vai indicar outro ninguém sabe. O certo é que o vereador já estava insatisfeito pois quando assumiu a liderança do governo o prometido em troca foi a Secretaria de Assistência Social. Essa sim. Além de ter orçamento robusto, possui independência orçamentária. Comentários do gabinete dão conta de que o Valmir colocaria na SEMURB seu compadre Dr. Rômulo (ex-secretário de saúde).

Outras mudanças são aguardadas a qualquer momento envolvendo as seguintes secretarias: Segurança Institucional, ASCOM, SEMEL, SEMAS e SEMAD. A mudança mais difícil será na Secretaria de Segurança que é do vereador Devanir. O secretário Hipólito que vem desenvolvendo um bom trabalho, ao que tudo indica não estaria nada satisfeito com o processo de "fritura". 

Essas mudanças vem deixando a população de Parauapebas de cabelos em pé. Muita turbulência, instabilidade e céu negro são as previsões dos mais otimistas.

8 comentários:

  1. É Luiz Vieira em termos concordo com você, porém acredito no excelente trabalho que será realizado pela nova secretária da Secult. Além de já trabalhar na secretaria dar o maior valor para os artistas da cidade e esteve à frente dos eventos na gestão do antigo secretário. Desejo sucesso e sorte.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, esse Rômulo que a rádio peão comenta que pode ir para a Semurb é o irmão da Gláucia, e não o médico que esteve na Semsa.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira

    ResponderExcluir
  4. Política nao é pra qualquer pessoa(ja dizia Maquiavel) e literalmente o Prefeito Valmir Mariano se enquadra perfeitamente nesse perfil. Que saudade do excelente governo que nosso querido Darci nos proporcionou.

    ResponderExcluir
  5. O maior mal, fora a injustiça, seria que o autor da injustiça nao pagasse a pena por sua culpa(Platão).

    ResponderExcluir
  6. Conta ai que obra que o Darci fez entao?

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como o prefeito Valmir mexe em todas as secretarias, porém não muda o secretário que está fazendo mais coisas ERRÔNEAS em Parauapebas, o chamado senhor ANDRÉ ROSA da SEMMA. Esse senhor é extremamente corrupto, persegue quem não se rebaixa a ele, atrapalha o trabalho de outras secretarias, além de instalar pessoas incapacitadas e desonestas na sua gestão atual na Semma. Esse sim teria que sair o mais rápido possível junto com sua corja de gente BAIXA que o apoia.

    ResponderExcluir