Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

BOM DIA 2015 - COLUNA DO LEITOR

                          
                                       Por Antonino Brito

     Ainda estudante e acreditando ter forças para mudar o mundo, -isto é o que acreditávamos todos nós estudantes no pós-regime militar- pensava em como derrotar o maior inimigo da nossa geração: o Sistema.

      Confesso não entendia muito bem o que isso viria a ser, mas munido do sentimento de rebeldia peculiar a todo jovem idealista e pressionado pela necessidade de demonstrar que era um revolucionário, encontrava em quase todos os lugares o meu inimigo: o diretor da escola que não permitia a entrada com boné, o guarda da praça que não permitia que quebrássemos umas garrafas de refrigerante no coreto, o burguês que representava o estilo de vida que contrapunha ao socialismo e lucrava às custas do suor do proletariado, o politico que oprimia o povo, o capitalismo norte-americano, a mídia que recebia dos donos do capital para enganar o cidadão. Tudo representava o meu inimigo: o Sistema.

       Após algumas décadas e com uma visão menos utópica e mais realista sobre a vida, vejo que os jovens de hoje tem dificuldades para detectar quem é o “Esqueleto do He-Man”, quem é seu maior obstáculo no caminho que deseja seguir. Culpa dos jovens? Dos pais? Do Sistema? Não encontro respostas simples ou única para estas perguntas. Vejo que outros atores são importantes neste cenário. Um exemplo é o excesso de informações que diariamente bombardeiam os adolescentes com mensagens que os levam a acreditar em algo pela manhã e ser radicalmente contra à tarde. O jovem não dá   “o tempo de cura da informação“ e com  filtro um pouco mais flexível, compra as facilidades vendidas pelo mercantilismo das grandes corporações que, através da mídia, lhes impõe um sentimento de que tudo vai dar certo, que se vai conseguir realizar seus sonhos, ter seu carrão, sua mansão, ser famoso etc...  A questão é que não diz a eles que para atingir estes desejos é necessário trilhar um caminho cansativo e desgastante, mesmo que por período pré-determinado, o caminho dos estudos, o caminho da Educação. 

       Temos uma massa importante de jovens denominados GERAÇÃO NEM NEM, ou seja, nem trabalham nem estudam. Diversos fatores podem ser apontados como causa deste fenômeno, indo da melhoria nas condições financeira dos pais à falta de compromisso e entusiasmo com os novos rumos da Nação. Diferente dos anos 80 e 90, hoje em dia existem uma gama de oportunidades na área da educação, principalmente com o grande numero de faculdades e universidades espalhadas pelo País.

       Esta geração precisa encontrar seu “inimigo”. Aquilo que a faça levantar-se, que a faça querer melhorar um pouco a cada dia, que a instigue a encontrar estratégias para vencê-lo, que a faça olhar pela janela e ver quão lindo está o dia lá fora.

      Ouvi de um historiador uma frase que deixo como reflexão a todos nós que um dia sonhamos mudar o mundo. Que tal começarmos em 2015?

              “O Brasil não tem povo, tem publico”.

                                                                                            

2 comentários:

  1. Nossos jovens sao vítimas de uma ditadura chamada economia capitalista.

    ResponderExcluir
  2. O que seria de uma noite triste, se nao a certeza de que o amanhecer será perfeito. Que bom saber que sempre teremos nossa luz solar, linda e tao fundamental, quanto o ar que respiramos.

    ResponderExcluir