Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

AUTORIDADES DÃO MAU EXEMPLO NA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA

Ontem (21) aconteceu no Ginásio Poliesportivo a abertura da Jornada Pedagógica de Parauapebas. O evento deu o pontapé inicial para o ano letivo 2015 nas escolas municipais. A programação de abertura contou com a excelente palestra do renomado Max Haetinger, que demonstrou desenvoltura e balançou a platéia com o tema "As Tecnologias da Informação e Comunicação a Serviço da Aprendizagem".

A SEMED na pessoa da secretária Juliana teve boa intenção na organização do evento. Desde a escolha do tema, a escolha do palestrante e a mobilização dos professores, estava tudo certo. Porém, mais uma vez o governo municipal deu um tremendo mau exemplo, uma demonstração de desrespeito e grosseria para com a educação. Tanto se fala em educar pelo exemplo, e na prática demonstra exatamente o contrário.

O evento que estava marcado para as 17 horas, só começou as 18:45h. Atrasar 15, 20 minutos é até normal quando acontece algum imprevisto. Agora atrasar uma hora e quarenta e cinco minutos é demais! 

Ficaram esperando o Prefeito que não apareceu


O ginásio estava lotado com quase  dois mil professores que esperavam impacientes pelo início do encontro. O palestrante que chegou pontualmente estava visivelmente desconfortado com o atraso. Após longa e angustiante espera alguém avisou que o prefeito não viria. Na última hora mandaram buscar o chefe de gabinete que chegou ao local sem saber do que se tratava. No seu discurso cometeu a gafe de falar que não tinha conhecimento do encontro, mas acabou fazendo um bom discurso, rápido e objetivo. Com certeza se saiu melhor do que sairia o prefeito que geralmente pronuncia um discurso longo, enfadonho e desconexo.

Iniciar um encontro de educadores com esse atraso é um gesto de grosseria imperdoável. É uma cultura que temos que eliminar da nossa realidade pois demonstra o quanto somos irresponsáveis e desprezamos as pessoas. Iniciar qualquer evento no horário certo é no mínimo obrigação, principalmente quando se trata de educação. Que exemplo essas autoridades estão dando aos professores? Que exemplo nossos professores levarão para a sala de aula? Por isso eu repito: atraso desse nível combina com grosseria e falta de respeito. 

Autoridades ausentes


O Prefeito não foi o único que não deu o ar da graça. Aliás, o prefeito não tem que estar presente em todos os eventos, pois nem sempre sua agenda permite. Basta se fazer representado e não deixar ninguém esperando como acontece em todos (TODOS!) os eventos do governo. Os vereadores - principalmente os professores - também brindaram o encontro com suas ilustres ausências. Quando começou as 18:45h. só estavam presentes os vereadores Josineto, Brás e Major. Pior do que a ausência é chegar bem depois e sair antes como foi o caso de outro vereador. Isso demonstra como estamos mal representados.

Fora esse lamentável mau exemplo, tudo transcorreu bem. A palestra foi um sucesso e os professores saíram motivados e prontos para mais um ano de missão. Parabéns a equipe da SEMED. Parabéns aos guerreiros professores que mesmo com as adversidades não desistem nunca.

10 comentários:

  1. O sujo falando do mal lavado. Vc fazia isso quando era secretario meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será anônimo? Sugiro que você tome memoriol, pois a pontualidade sempre foi minha marca. Como secretário e agora como professor.

      Excluir
  2. Meu caro Luis!
    No meio político se escuta todos os tipos de opinião sobre esse ou aquele assunto específico e eu não irei me insentar de apresentar minha opinião. Já tem alguns meses que o prefeito da Integral não está se importando com o que pode ou não desagradar a população de Parauapebas.

    ResponderExcluir
  3. O senhor Luis Vieira, embora discordemos em vários posicionamentos, no quesito horário e presença sempre foi responsável. Agora prof Luis, o Chefe de Gabinete pode ter proferido discurso fantástico, mas não saber acerca desse evento tão importante e, pior ainda, não saber sobre o paradeiro do prefeito...paciência aí DESCONEXÃO TOTAL!

    ResponderExcluir
  4. Concordo Luiz Vieira eu também sou educador e fico triste com essas atitudes,porém, não poderia deixar de comentar que observei de longe,mas observei bem que o professor(prefiro assim )Josineto estava atento a palestra e cumprimentou educadamente alguns colegas de profissão, diferente de outros que se fizeram presentes. Parabéns pela atitude Josineto.

    ResponderExcluir
  5. Apenas 3 vereadores participaram do evento, os outros como são analfabetos, tão nem aí para a educação do município.

    ResponderExcluir
  6. Então, Anônimo, fica implícito que o vereador Major da Mactra seria uma espécie de "intelectual"...um Lorde...um gentleman.

    ResponderExcluir
  7. Quem é o verdadeiro cérebro da SEMED é o Major da Mactra. Ao seu consistente projeto para a educação de parauapebas devemos todos os prêmios conquistados na área da educação, inclusive o mais prestigiado de todos, o PALMA DE OURO, prestigiadissimo, isento e cobiçada láurea, o qual nem Paulo Freire, nem Anísio Teixeira, nem o Cristovam Buarque tiveram competência para merecer!O resto é é conversa fiada.Major da Mactra para Ministro da Educação já!

    ResponderExcluir
  8. Agora vou falar! O José neto agora sim mais quando no biênio de seu mandato na câmara, fez o que? De fedeu o prefeito com suas decisões intencionais. Este senhor é tão responsável quanto o prefeito por este momento que vive nossa cidade, pões eles na campanha dizem defender interessés coletivo depois quero minha secretaria" estou mentido?

    ResponderExcluir