Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A HORA DA VINGANÇA

Esse ano de 2015 inicia com um grande lançamento, e infelizmente não é na área cinematográfica. Estamos falando da realidade política de Parauapebas e as trapalhadas do seu gestor. Se isso fosse transformado em filme poderia ter vários títulos como: "O Vingador", "Os Três Patetas", "Alibabá e os 40 Ladrões", entre outros. Mas eu prefiro "A Hora da Vingança".  O Prefeito Valmir da Integral preparou para esse ano o seu prato da vingança, prato esse que ele já vem esfriando desde janeiro de 2013 e que agora sente que é chegada a hora de devorar com todo apetite. 

Valmir elegeu-se prefeito numa coalizão de forças com todas as cores, matizes e interesses. Na ânsia de chegar ao poder a qualquer custo fez pacto com "deus" e o diabo e comprometeu até suas entranhas. Com a expressiva votação que obteve subiu nos saltos e achou que poderia fazer voo solo e se livrar das figuras indesejáveis que grudaram em seu calcanhar. Entre os vários erros do Valmir, um foi o mais grave: achar que poderia fazer um governo sem fazer política. Pretendeu fazer uma gestão meramente técnica e subjugou os políticos que ajudaram-o a chegar ao poder. O grande problema, é que não teve habilidade nem para fazer esse suposto governo técnico. Quem não se lembra do embuste do Célio Costa? E o tal Planejamento 500 mil que não passou de um álbum de figurinhas mal montado?

Após eleito Valmir falou abertamente para quem quisesse ouvir que queria manter distância das "velhas raposas" como Odilom e Devanir. Ele não sabia como a banda tocava e pagou caro por isso. Vendo seu governo se degradar logo no início, para evitar um aborto, convidou o Odilom para ser seu líder do governo e ofereceu espaço com uma secretaria para Devanir. Esses vereadores percebendo a instabilidade emocional do prefeito trataram de organizar um blocão na Câmara e se entrincheiraram no recém criado Partido Solidariedade (SDD). Mesmo estando na base de apoio do Valmir, esse grupo de sete vereadores demonstraram que dariam muito trabalho e dor de cabeça. O objetivo principal era impedir que o prefeito mandasse na Câmara.

Etapas da vingança


Valmir nunca engoliu o golpe que levou do seu aliado Josineto. Tudo estava certo para o Pavão assumir a Presidência da Câmara e aos 47 minutos do segundo tempo a oposição emplacou o Josineto na cadeira de presidente. Quem articulou essa jogada de mestre? Quem? O Odilom em conjunto com a bancada do PT. O Prefeito ficou "P" da vida e jurou vingança. Acabou tendo que entregar a SEMURB e a liderança para o Odilom, descartando o então líder e aliado Charles Borges da forma mais humilhante. Ao Josineto entregou a Secretaria de Cultura para evitar problemas com quem supostamente mandava no Legislativo.

Em dezembro de 2014 veio mais um golpe nas partes baixas do Valmir. Esse preparou tudo para botar o seu soldado mor Euzébio Rodrigues como Presidente da Câmara. Assim, tiraria o rapaz do seu colo e botaria na cadeira de presidente, recompensando assim pelos serviços prestados com submissão e obediência. De quebra, ainda agradaria a sua esposa que há muito lhe pedia isso. Estava tudo certo, a carne do churrasco temperada, a cerveja gelada e o Whisky no ponto, até que...

Eis que aparece o grande articulador Devanir e convence seus pares de que o Prefeito não poderia ditar o ritmo da Câmara.  Para pesar mais no golpe, articularam tudo no Palácio dos Ventos nas barbas do chefe. E não deu outra: elegeram o Braz como Presidente e deixaram o Euzébio e o Valmir com a sensação de que foram atropelados por um caminhão. 

Agora Valmir sente que chegou a hora de sua vingança. Alguém o convenceu de que ele já está consolidado como prefeito e não precisa mais desses aliados forçados. Sente que pode terminar seu governo sem as presenças de quem tanto repudiou antes da posse. De uma tacada só tirará as secretarias dos vereadores Odilom, Josineto e Devanir (SEMURB, SECULT e Sec. de Segurança) Sua caneta está afiada e os decretos já estão na sua mesa. Como um vampiro diante de um pescoço suculento está lambendo os beiços e aguardando a lua se posicionar atrás das nuvens para concluir seu banquete. Resta saber se na hora "H" não vai amarelar e adiar sua vingança. Vocês acham que ele terá coragem para tanto?

Que Deus nos proteja a todos que somos meros mortais nessa república da fantasia chamada Parauapebas.


4 comentários:

  1. Sempre leio seu blog e realmente os textos são condizentes com a realidade. Precisamos mudar, dar um basta nesta hipocrisia criada por um ser que não sabe cuidar da sua própria casa. 2016 está aí e nessas noites sombrias pode aparecer o clarão do luar. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. "Nunca no Brasil!". O Velhote não terá colhão para tomar tão intrépida decisão!...não comeu manga com febre!

    ResponderExcluir
  3. Luiz vieira, quero lhe parabenizar pelas palavras e ponto de vista límpido, sei o quanto queremos que Parauapebas seja bem administrada.
    Falei muito do governo do Darci, mas de um modo em geral ele foi melhor do que está sendo o do Valmir, muito menos bagunçado, distribuía mais renda, e por aí vai. Tem uma coisa que acho que o Darci era ruim, a qualidade das suas obras, sofríveis e feias e mal gosto e baixa qualidade.
    Uma hora queria bater um papo com vc, importante até para mim entender mais e até saber e aprender mais de coisas e conclusões que talvez eu não saiba.
    Abcs

    ResponderExcluir
  4. nao os 3 patetas e sim os 16 patetas, um prefeito e 15 vereadores, 1 maltratando o povo e 15 nada fiscalizando, pior que isso so esses 16. ta ligado.

    ResponderExcluir