Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SESSÃO DE 07 DE OUTUBRO - LAMENTAÇÕES E AGRADECIMENTOS

A sessão dessa terça feira foi de lamentações e agradecimentos. Lamentações por Parauapebas ter se dividido e não ter conseguido eleger nenhum deputado e agradecimento pelos votos dos vereadores que foram candidatos, no caso Eliene e Charles. A candidata Irmã Luzinete não compareceu a sessão. Na plenária se ouvia comentários maliciosos sobre sua ausência. Os vereadores Maridé, Bruno e João do Feijão também não compareceram.

O Vereador Pavão iniciou o Grande Expediente reclamando pelo fato de Parauapebas ter ficado sem nenhum representante na Assembléia Legislativa. Atribuiu a culpa a falta de união entre os partidos e citou o seu como exemplo da divisão. Quem perde, segundo o vereador é o  povo de Parauapebas. Disse em tom de brincadeira que iria fazer um requerimento ao prefeito João Salame de Marabá para emprestar um deputado à Parauapebas, pois lá elegeram três estaduais e um federal. Lembrou que em todo o Brasil se comemora o outubro rosa em alusão a prevenção da saúde da mulher, mas que infelizmente aqui em Parauapebas as mulheres não tem direito nem a um exame de mamografia pois o equipamento vive quebrado. Atribuiu isso a incompetência do Secretário de Saúde e pediu o seu imediato afastamento.

O Vereador Zé Arenes iniciou seu discurso parabenizando a Vereadora Eliene pela importante votação que obteve para deputada. Fez um balanço do primeiro turno e destacou a incompetência do Governo Jatene, que segundo ele, está com seus dias contados a frente do governo e que o Helder assumiria. Criticou o governo municipal ao ressaltar que a maioria das obras só existem por contarem com recursos do governo federal, e em quase dois anos de governo  Valmir, nenhuma obra importante foi entregue ao povo. Denunciou a campanha milionária do candidato governista e disse estar atento a esse abuso. Denunciou também o secretário de saúde por abandono e que hoje o hospital não conta nem com esparadrapo.

O Vereador Charles iniciou agradecendo os votos que obteve para Deputado Federal e também parabenizou a Eliene pela votação. Destacou que sua campanha foi limpa, humilde e sem recursos, mas que estava feliz com o resultado. Continuará sua luta como vereador. Lamentou que Parauapebas ficasse sem nenhum deputado. Ressaltou que o povo deu um recado através das urnas ao governo municipal quando não elegeu seu candidato. Esse recado foi: acabou a brincadeira. Sobre a CPI disse que não vai acabar em pizza como muitos querem.

A Vereadora Eliene também iniciou agradecendo a todos pelos votos que obteve como candidata a Deputada Estadual. Disse que sua campanha começou tarde pois somente aos "46 minutos do segundo tempo" ficou sabendo que seria candidata. Também criticou a campanha milionária do candidato do prefeito. Citou o slogan da campanha do Gesmar "Vencendo desafios" e destacou que esse "vencer desafios" vai custar muito caro aos cofres públicos. Segundo ela, vencer desafios é ficar nas filas dos hospitais sem atendimento e sem remédios. Pediu o apoio e o voto de confiança de todos para a CPI da saúde.

O Vereador Josineto também usou a tribuna e parabenizou Charles, Luzinete e Eliene pela coragem de terem colocados seus nomes para a disputa eleitoral. Criticou duramente o seu Zinho por ter colocado no jornal que ele estava apoiando vários candidatos. Classificou como uma mentira e afirmou que todos sabiam que desde o ano passado que ele havia fechado acordo com o Thiago de Belém, pois foi o único que lhe apoiou nas dificuldades. É bom lembrar que esse Thiago é um jovem de 23 anos, filho do Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios e teve apoio de vários prefeitos e presidentes de Câmaras com problemas na prestação de contas naquele tribunal. Esse com certeza não é o caso do Josineto, ou pelo menos espero que não seja. O Presidente Josineto foi bastante vaiado quando disse que apoiaria o Jatene no segundo turno.

Essa foi uma sessão fria e sem a presença dos populares que lotaram o plenário nas últimas sessões. Poderia classificá-la como a sessão da ressaca. Após o período eleitoral vamos ver como os vereadores e o povo se comportarão. Aguardaremos também resultados concretos da CPI da saúde e da CPI do lixo que o G-5 está querendo abrir.




2 comentários:

  1. Apenas uma contribuição ou correção Luiz,o vereador Maridé estava sim na sessão por que eu estava lá e vi ele sim na sua cadeira, e uma certa hora ate conversou com a vereadora Eliene.

    ResponderExcluir
  2. O Legislativo Municipal a cada dia só piora é vergonhoso ver nossos representantes sem compromisso,irresponsáveis e corruptos. Vamos trabalhar queridos edis.

    ResponderExcluir