Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Meus Professores, Meus Heróis!

Lembro de cada professor que contribuiu com minha formação. Não só a formação intelectual, mas principalmente com a formação do caráter. Com simplicidade, com perseverança, com dedicação, paciência, abnegação, desprendimento, cada um imprimiu em mim a sua marca. Professora Luzia, Professora Ednalva, Professor Zé Wilson (Zé das Botas), Professor Colemar, Padre Ronaldo Colavecchio, Professora Célia, Professor Cristóvão, Professora Celma, Professora Maria, Professor Vilson, Professor José e tantos outros que me educaram no ensino fundamental e médio, além dos tantos que continuaram minha formação na universidade. Não poderia deixar de lembrar de minha primeira professora que me ensinou as primeiras letras ainda no colo: Dona Cota, mulher guerreira, minha mãe, que mesmo não tendo estudado além do básico, me ensinou a apaixonar pelas letras e ser um craque da tabuada.

Pobre de quem não reconhece seus professores como seus heróis. Pobre de quem não mantém um permanente sentimento de admiração, respeito e gratidão pelos seus mestres. Pobre de quem se apega a falsos heróis como jogadores de futebol, cantores, atores, e desprezam seus professores que são os responsáveis diretos pelos atos de civilização e evolução da humanidade. 

Esses heróis anônimos que se entregam ao sacrifício diário de transformar pedra bruta em tesouro raro, seguem seu percurso de forma discreta. Constantemente são ignorados ou recebem falsas homenagens em palanques ou em púlpitos. Todos falam em valorização da educação e do educador, mas na prática são bem poucos os que realmente reconhecem e valorizam esses guerreiros. Os exemplos estão aí para quem quiser ver. São séculos de agressão, de desvalorização do magistério, de formação de baixo nível, de espaços sucateados para se praticar a arte de ensinar, de baixos salários... O resultado de tudo isso é a fuga em massa desses profissionais que já estão em fase de extinção.

Pais, querem garantir um futuro brilhante aos vossos filhos? Ensine-os a reverenciar seus professores, a valorizarem e protegerem a escola, a tratar os profissionais da educação como se trata a maior autoridade da terra. Assim estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais equilibrada, mais civilizada e mais feliz. Pequenos atos e atitudes podem fazer a diferença e podem transformar seres humanos em seres superiores ou em animais desqualificados. Vejo alguns exemplos diários que contribuem para o embrutecimento da sociedade. Cito alguns: Na escolinha de futebol, na academia de luta todos aceitam a hierarquia do mestre e raramente questiona as atitudes mais duras. Falam até que faz bem para a formação do caráter. Já na escola a mãe destrata a professora quando ela perde a paciência e fala em tom enérgico com o garoto mal educado; no fórum todo mundo vai devidamente vestido e segue os padrões estabelecidos sem questionar. Ninguém vai brigar com o juiz por não poder entrar de bermuda no recinto. Já na escola, o pai vai destratar a Diretora ou a Professora por ter impedido a entrada de sua filha com uma micro saia; na empresa o empregado usa o uniforme laranja com listas douradas adotado e mesmo tendo uma só peça, cuida para que não fique molhado pois sabe que perderá um dia de trabalho se não estiver devidamente uniformizado. Na escola o pai vai brigar pelo direito do filho entrar sem uniforme e acha que é uma bobagem inútil. Entendeu a lógica? Pense nisso! Reflita se realmente você está ensinando aos seus filhos a valorizar a educação e aos seus professores.

Aos guerreiros que ainda insistem em trabalhar na educação com todas as adversidades deixo aqui os meus parabéns e votos de uma vida mais feliz. Tenha orgulho de sua profissão, pois, independente de como a sociedade lhe trata, você continua sendo o profissional mais extraordinário, mais necessário e mais aguerrido de toda a humanidade. Em NOSSAS mãos está o futuro de toda uma geração. Em NOSSO cérebro está a chave de todo o segredo da civilização. 

Parabéns também aos que sabem valorizar verdadeiramente os professores. Parabéns aos que tratam as escolas como templos sagrados do conhecimento. 

Vida longa e feliz a todos os educadores!

Um comentário:

  1. Grato pela homenagem. Espero ver, num futuro bem próximo, nós professores sendo valorizados financeiramente, reconhecidos socialmente e respeitados intelectualmente. Mas espero, acima de tudo, que o professor seja o primeiro a se valorizar.

    ResponderExcluir