Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SESSÃO DE 20 DE AGOSTO

O lixo do governo Valmir


Na sessão de ontem, 19 de agosto, a tônica foi o contrato do lixo. É claro e notório que desde dezembro de 2013 a coleta do lixo entrou em colapso. Só para relembrar, no final do ano passado o prefeito tomou um Whisky estragado e resolveu cancelar o contrato da Clean faltando dois meses para o final. A cidade ficou toda coberta de lixo por dois meses até que o "iluminado prefeito" fez um contrato de emergência com um financiador de campanha. Esse contrato deveria durar só uns dois ou três meses, tempo necessário para realizar licitação para contrato de nova empresa. Acontece que o prefeito com absoluta confiança na impunidade que há em Parauapebas, não fez a licitação. Resultado: o contrato emergencial findou e a cidade mais uma vez mergulhou no lixo.

Na cidade todos perguntam: cadê os vereadores? Pois bem. Na sessão de ontem a vereadora Eliene abriu o grande expediente cobrando do prefeito e dos colegas vereadores um posicionamento sobre "a vergonha do lixo". Disse que o prefeito está sendo irresponsável e cometendo improbidade administrativa e os vereadores não podem mais ficar assistindo isso passivamente. Falou ainda que ficou sabendo que o contrato estava debaixo do braço do prefeito e que o secretário de urbanismo Judson -que é o responsável pela limpeza da cidade- nem conhecia o tal contrato e que cabia a ele apenas assinar as medições sem poder questionar. Algo de podre no ar! Enquanto a vereadora discursava os colegas faziam cara de paisagem, brincavam nos celulares ou batiam papo entre si, demonstrando  que esse assunto não interessa. A coisa é tão escandalosa que em qualquer município do Brasil já teria dado cassação do Prefeito. No nosso rico município esse escândalo nem chegará a ser questionado pelo Ministério Público e na Câmara não passará de discurso isolado de um ou outro vereador. Nenhuma medida concreta será tomada pela Câmara até mesmo porque os edis estão com os pés e as mãos amarradas diante do Prefeito.

O Dr. Charles fez coro com o discurso da vereadora Eliene e também cobrou uma solução. O Odilom -líder do governo- deu uma vaga explicação sobre esse episódio mas não quis se comprometer. Saiu pela tangente. O ponto alto do discurso do Odilom foi uma homenagem ao ex-prefeito Darci. Quando falava sobre mineração disse que o Darci foi o único prefeito que enquadrou a VALE e que o contrato com os Pazinatos fez com que a mineradora pagasse o valor devido ao município. Lembrou que na ocasião o enfrentamento do Darci ao grande elefante que é a VALE causou até a queda do então presidente Roger Agnelli.

O vereador Miquinha criticou duramente a situação deplorável e a falta de apoio que o futebol parauapebense está passando. Pelo jeito, a avaliação negativa do secretário de esportes é unanimidade naquela casa. Criticou também a situação de abandono que vive a praça da Bíblia. Segundo ele, já foram aprovadas duas verbas para asfaltamento da via de acesso a praça e até agora nada foi feito. Enquanto isso os moradores vizinhos sofrem com a poeira e com a presença de vândalos e usuários de droga que frequentam a praça abandonada. Miquinha mostrou no telão o acesso interditado pelos moradores que já não aguentam mais tanto descaso das autoridades.

Mas quem roubou a cena na sessão de ontem foi a vereadora Irmã Luzinete. Começou seu discurso como sempre como se estivesse num púlpito de uma igreja. Cobrou novamente providências para a casa de apoio em Belém que vem sendo empurrada pelo secretário de saúde há sete meses. Disse que estava retirando sua emenda para a saúde e colocando para o asfaltamento do acesso a Praça da Bíblia. Assim sendo, pelas minhas contas, aquele pequeno trecho de mil metros vai custar uns cinco milhões de reais. Haja verba! Entre outras "pérolas", a vereadora Luzinete disparou que não havia gestão em Parauapebas porque 60% dos secretários são incompetentes. Será? Agora deu medo! Sobre o lixo, falou que os vereadores tinham que sentar na sala do presidente e ter uma conversa a parte. Fiquei pensando: por que na sala do presidente? Será que tem algum "acerto"? Num contrato de lixo que custa 4 milhões por mês, todo mundo quer se chafurdar. 

Aproveitando a presença dos feirantes despejados do mercado a vereadora Luzinete manifestou veemente seu apoio. Teve a coragem de se posicionar com firmeza e denunciou que o prefeito estaria alugando um espaço próximo ao Hiper Sena por 18 mil ao mês. Falou que é contra, pois só o empresário enriqueceria com esse contrato. Garantiu que ninguém sairia do seu local de trabalho enquanto o prefeito não construir o camelódromo. A vereadora foi bastante aplaudida. 

Quando falei que a Luzinete roubou a cena, é porque ontem ela soube -a seu modo- fazer um discurso coerente. Tirando as tentativas de manipulação  religiosa ao citar exageradamente a Bíblia, a vereadora falou com empolgação e se comprometeu publicamente. Soube aproveitar a presença dos feirantes e discursou para a platéia. Antes, bastava a vereadora abrir a boca a vaia comia solta. Ela não se intimidou e mudou sua estratégia. Passou a fazer um trabalho nos bairros e a cada semana defende uma causa e mobiliza setores interessados por aquela causa para assistir a sessão. O que antes era vaia aos poucos está se transformando em aplausos. Muitos chamam a vereadora Luzinete de "doidinha", de "maluca", e outros adjetivos depreciativos. Nota-se que de boba ela não tem nada. Até o episódio do cheque do Boi de Ouro já foi esquecido pela platéia. 

5 comentários:

  1. O problema é que essa câmara é tão ruim que até a luzilote se dá bem. Ai rouba a cena mesmo. Basta fazer um discurso meia boca para se destacar. Estão todos com as mãos sujas. Me aponte um que tem moral para barrar o prefeito.

    ResponderExcluir
  2. A Eliene poderia entrar com uma ação popular contra o prefeito, já que nunca conseguiria aprovar uma CPI na casa da tramoia. Poderia ser mais convincente no discurso e ter mais contato com o povo. Tai uma coisa que a Luzinete está fazendo bem. Tem que descer do salto e ir para o meio do povão. Realmente essa história do lixo é uma vergonha. Cadê esses vereadores?

    ResponderExcluir
  3. Sobre a sessão, que já virou obrigatoriedade no cumprimento do cronograma do legislativo, sem comentários - não vale a pena gastar o meu português ruim, já que eu não sei falar latim.
    Mas gostaria de saber duas coisas (e nem são perguntas difíceis!):
    Primeiro: o boi voou?
    Segundo: sobre o título desta matéria "SESSÃO DE 20..." não seria 19? Oh, dúvida cruel!!!

    ResponderExcluir
  4. A Luzinete acha tanto que vive dentro da Igreja que foi ate pedir dizimo pra boi.... kkkkk
    No mais, essa Câmara é uma das mais vergonhosas que ja vi... depois não se entende porque as pessoas de fora nao respeitam tanto Parauapebas... quem é daqui nao se faz respeitar... cidade desorganizada, pegando fogo, incompetencia administrativa.... se acostumaram tanto a dinheiro que sempre acharam que aqui se podia tudo....

    ResponderExcluir