Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Câmara - Sessão Solene pra boi dormir

Sei que não dá para esperar muito dos nossos atuais edis, mas eles tem a capacidade de nos surpreender a cada período. Na terceira sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do semestre, tudo aconteceu na mais monótona realidade. Alguém ainda esperaria uma sessão mais movimentada e animada devido ao início do período eleitoral onde alguns vereadores são candidatos. Mas nem isso é capaz de inspirar nossos legisladores que preferem o caminho preguiçoso da mesmice. 

O que esperar de uma sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos? Espera-se que o prefeito compareça pessoalmente ou mande um representante a altura para fazer um pronunciamento dando publicidade aos principais projetos que serão executados no semestre; espera-se que os vereadores profiram seus melhores discursos e que se posicionem acerca desses projetos (que seriam apresentados pelo prefeito ou pelo representante); espera-se que as bancadas partidárias se posicionem e debatam idéias brilhantes com paixão nos olhos. Será que isso é esperar muito?

Para começar, o prefeito não compareceu e não mandou ninguém. O único secretário que apareceu por lá foi o Wander Nepomuceno que acabou de ser exonerado do cargo de Secretário de Planejamento para ceder lugar à filha do Prefeito. Como prêmio de consolação e para não desagradar a Vale, o Valmir nomeou-o como Secretário de Desenvolvimento (uma secretaria que o prefeito mantém vazia para alojar os inconvenientes como informou meu correspondente do Palácio dos Ventos). Como era o único secretário foi anunciado pelos vereadores como representante do prefeito, mas nem sequer compôs a mesa. Como pode um representante do prefeito não compor a mesa? "Isso pode Arnaldo César Coelho?"

Mas nem tudo foi enfadonho nessa sessão. Destaco aqui dois vereadores que surpreenderam: Luzinete e Odilom. Vamos as surpresas:

Casa da Mãe Joana


No seu discurso, a vereadora Irmã Luzinete escolheu a SAAEP e a Secretaria de Saúde para demonstrar que a prefeitura está sem comando, sem chefe. Em relação a SAAEP criticou os serviços sem planejamento feitos pelo gestor. Citou o bairro Caetanópolis onde a Autarquia quebrou todo o asfalto para enterrar os canos e deixou as ruas bagunçadas. Segundo a vereadora, está um verdadeiro caos dando prejuízo a população e quebrando os carros que trafegam por lá. 

Quanto ao Secretário de Saúde Dr. Rômulo, acusou-o de estar atrasando a casa de apoio em Belém. O Prefeito já havia aprovado desde o início do ano e o secretário até hoje não teve a capacidade de alugar a tal casa. Disse ainda que se ela fosse a gestora e um secretário não cumprisse uma ordem sua, o demitiria. Correto vereadora!

Em ambos os casos a vereadora Luzinete defendeu o prefeito. Disse que esse vem fazendo sua parte aprovando e autorizando a execução dos projetos, mas que a culpa são dos gestores que não cumprem as ordens do prefeito. Alguma coisa errada tem aí. Analise bem: se o prefeito que é o chefe do executivo não tem suas ordens obedecidas e um vereador da base ainda dá puxão de orelhas em secretários em público, quer dizer que o barco está sem comando. "E isso mesmo produção?"

Odilom leu e eu indico: "O Príncipe da Privataria" 


O Vereador Odilom mais uma vez demonstrou preparo na tribuna e surpreendeu a todos citando um livro que, segundo ele, havia lido recentemente. Trata-se da obra de Palmério Dória intitulado "O Príncipe da Privataria - A história secreta de como o Brasil perdeu seu patrimônio e Fernando Henrique Cardoso ganhou sua reeleição". Também citou os conflitos entre Israel e Palestina demonstrando que está informado e antenado às notícias do mundo. Quando digo que Odilom surpreendeu, é porque muitos o têm como analfabeto. Ledo engano! Tenho muitas críticas ao posicionamento político do Vereador Odilom, mas tenho que reconhecer que é o mais preparado daquela casa. Está faltando um outro debatedor com o nível intelectual dele para lhe contrapor. Aí sim, teríamos debates interessantes.

Eis uma verdade universal: a leitura mata. 


Mata a ignorância
Mata a estupidez
Mata a falta de conhecimento
Mata a falta de preparo
Mata a hipocrisia
Mata o fanatismo e a intolerância...

Aproveito a dica do Odilom e recomendo a leitura dessa obra fantástica a todos os vereadores e a todos os leitores que por ventura ainda não leram. Boa sorte!

Continuo acreditando que nossos bravos edis ainda vão nos surpreender positivamente.

6 comentários:

  1. Odilon para prefeito? rsrsrsr... Isto é propaganda eleitoral gratuita para o edil!
    Alípio

    ResponderExcluir
  2. Não seria eles têm na primeira linha?

    ResponderExcluir
  3. O Odilom é macaco velho. Ele sabe pouco e tem pouca informação. O grande problema é que os outros não sabem nada, aí ele domina. É um rei de um olho só em terra de cego.

    ResponderExcluir
  4. Esse comprador de votos pra preito, prefiro votar no satanás, por que a câmara dele já e o inferno, sobrea vereadora irma so corrupta, so sabe criticar va na secretaria de obras e cobre deixe o prefeito trabalhar, ou quer econtar o velho na parede por dinheiro, fez uma acostumou, sai pra la satanás.

    ResponderExcluir
  5. A melhor leitura chama-se " O Chefe", de Ivo Patarra. Leia e depois comente, se fores mesmo imparcial e ético, como dizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, já li e achei bem pobrezinho. Parece mais um cordel de lamentações vazias. Mas livro é livro e temos que respeitar os autores. Que tal você escrever uma rezenha dele e encaminhar? Publicarei com todo prazer. Se quiser divulgar a obra fique a vontade. Seja sempre bem vinda!

      Excluir