Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Aberta a temporada de caça em Parauapebas

Caça de votos



Nada mais, nada menos do que 17 candidatos de Parauapebas disputarão as eleições em outubro próximo, sendo 10 para Deputado Estadual e 07 para Federal. Os nomes são os seguintes em ordem alfabética:

Para Deputado Federal:


  • Afonso Vidinha
  • Charles Borges
  • Célia Oliveira
  • Faisal Salmen
  • Marcelo Catalão
  • Milton Zimmer e
  • Zé Roberto 
Para Deputado Estadual:

  • Adelson
  • Ângela
  • Chico das Cortinas
  • Coutinho
  • Eliene Soares
  • Flávio Veras
  • Gesmar
  • Luzinete
  • Zezinho e
  • Zé Rinaldo
Apesar do grande número de candidatos, a maioria não terá a mínima chance e lançaram seus nomes apenas pensando nas eleições de 2016 para Prefeito e Vereadores. Acreditam que suas candidaturas lhes darão holofotes bastante e os colocarão em evidência para a disputa futura. Essa tática em Parauapebas tem um certo fundamento. Os dois últimos prefeitos -Darci e Valmir- se apossaram da cadeira no executivo após serem bem votados para Deputado Estadual, apesar de não terem sido eleitos.

Candidato a deputado do Pará ou de Parauapebas?


É quase unanimidade em todos os setores de Parauapebas -principalmente na imprensa- que o povo não deve votar em candidato de fora. Quase todos pregam que só devemos votar em gente de Parauapebas.

Mesmo que essa ideia seja quase unanimidade, me permitam discordar. Acontece que ser de Parauapebas não é pré-requisito suficiente para garantir que o sujeito nos representará bem em Belém ou em Brasília. Ademais o cargo de Deputado não é local, e sim regional. Não estamos votando no deputado de Parauapebas, e sim do Estado do Pará. O eleito sendo de Parauapebas não é garantia nenhuma de que seremos priorizados, pois uma vez eleito, o Deputado passa a ter compromisso com todo o Estado, ou no mínimo com uma determinada região.

É claro que com a quantidade de candidatos que temos em Parauapebas, um ou outro se salva e tem a real dimensão do papel do Deputado. É evidente que se escolhermos alguém daqui será melhor para o município. Parauapebas é grande o bastante e merece ter seus representantes na Assembléia Legislativa (Belém) e no Congresso Nacional (Brasília). Porém, a escolha deve ser baseada em critérios técnicos e políticos, e não no fato do candidato ser de Parauapebas. O cidadão poderá julgar que nenhum dos nomes apresentados em Parauapebas atenda aos seus critérios e escolher alguém de fora. Temos que respeitar a decisão e não discriminar quem pensa assim. Afinal, repito: a escolha é regional.

Carajás: o sonho não acabou


Esse ano o que vai dar o tom da campanha é o Estado do Carajás. Ainda está muito fresco em nossa memória o golpe que o Governador Jatene nos deu ao fazer uma campanha agressiva contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Os eleitores dessa região estão sedentos para darem o troco e rejeitarão qualquer candidatura que represente o grupo do governador.

Isso está tão evidente que todos os candidatos vão querer pegar carona no discurso pró-Carajás. Mas, muita atenção para o você eleitor não comer mosca. Lembra daquele velho ditado "me digas com quem tu andas e eu te direi quem és?" Então! Não adianta o sujeito fazer discurso defendendo a criação do Estado do Carajás se está atrelado ao grupo político que foi e continua sendo contra a divisão. Portanto, muita atenção: se você votou e torceu a favor da criação do novo Estado, seria incoerência  votar em candidato que esteja no mesmo palanque de Jatene e companhia. 

Então amigo eleitor, olho vivo. Já está mais do que na hora de deixarmos de ser inocentes. Analise o partido político do candidato, a história, sua vida regressa, seu grupo e sua coerência política. Como diz o Faustão, "urna não é penico. Votar em quem te der dinheiro, em quem compra o seu voto com cestas básicas, com favores pessoais é um ato tão corrupto e abominável quanto o ato do político que rouba o dinheiro da saúde e da merenda escolar.

Para não alongar muito, amanhã avaliarei alguns candidatos.

7 comentários:

  1. caro blog deixa de ser inimigo do povo de Parauapebas, e colocar o no me do claudio almeida na tua relação por que ele também é candidato a dep est pra ti votar nele vai ai o numero dele 22123, esse e melhor para Parauapebas e o estado do Pará. viu companheiro

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Luiz! Só gostaria de acrescentar em seu comentário que, dos candidatos citados, aqueles que apoiam o governo Valmir também apoiam o governo Jatene, portanto, são contrários a criação do Estado de Carajás. Cabe a cada eleitor verificar de que lado seu candidato se encontra e fazer sua escolha com consciência.

    ResponderExcluir
  3. Eu não discuto o mérito da questão, mas uma coisa eu quero saber: os Barbalhos são favoráveis a Tapajós e Carajás?

    ResponderExcluir
  4. Luis, coloca o partido de cada candidato, assim ficará mais fácil identificar-los e sabermos a postura de cada um.

    ResponderExcluir
  5. uma continha básica p deputado estadual em parauapebas: 138 mil eleitores é igual a 110 mil votos, segundo media de quebra das 2 ultimas eleições. assim se dividirmos 110 por 10 daria 11 mil para cada,sabendo que esta possibilidade nao existe, e avaliando o perfil dos nossos candidatos, alguns com 1 ,2 ,3 ou 4 mil votos e contando tambem com os "furões" . abre-se a possibilidade de termos 2 ou 3 com votação superior aos 15 mil votos.

    ResponderExcluir
  6. isso caro brito, se o povo não abrir os olhos e deixar os de fora fazerem igual Alemanha. dar de goleada e levam os votos e depois pisam no povo do sul e sudeste do para, vamos escolher o melhor da região e votar, assim poderemos cobrar deles.

    ResponderExcluir