Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Você fala mal da sua casa!

*Alípio Ribeiro


edifique_sua_casa
Chamou-me a atenção um comercial da Hyundai “Agora mais brasileiro que nunca”, do Ix35. O comercial afirma que o SUV foi adaptado para as estradas brasileiras e mostra o veículo rodando em uma rodovia cheia de buracos e ondulações! Polêmica ou realidade? O comercial é veiculado em horário nobre nas tvs e está nas principais revistas do país!
É tão comum o brasileiro falar mal do Brasil, que não fico surpreso. E, não só do país! Frases como: “o brasileiro é corrupto”, “o brasileiro é analfabeto e não sabe votar”, “o brasileiro é desonesto” fazem parte do nosso cotidiano. Será que somos suecos, suíços? Você fala mal de sua casa? “Minha casa é uma merda! Chove mais dentro que fora!” “Meus irmãos são corruptos, meus pais são desonestos”! “Odeio minha casa, ela é tão suja que me dá nojo”!
Não, meu amigo! O brasileiro não é corrupto. Eu não sou corrupto! Você também não!
Por mais que não pareça, menos de 2% dos brasileiros são corruptos ou desonestos. Só que o brasileiro não gosta de participar. Foram tantos anos de dominação e colonização que ficamos submissos ao sistema. Ficamos inertes, apáticos. Sabe por quê?
O Brasil possui 142 milhões de eleitores aptos a votar. Destes, 15 milhões são filiados a partidos políticos e a metade participa ativamente da escolha dos candidatos nas convenções partidárias. 40 milhões anulam os votos ou votam em branco, algo que considero absurdo! Então você diz: “Mas não tenho em quem votar! Nenhum candidato presta”!
Você quer mudar isto? Primeiro, filie-se a um partido. Leve os vizinhos, a família, os amigos. Participe da convenção do partido que indicará o candidato para participar das eleições. Se não conhecê-lo, se não confiar nele, trabalhe, indique-se. Não se omita. Descarte todo e qualquer candidato que tenha um passado obscuro e ficha suja! Saia do sofá, da rua. Vá para a urna com a certeza do dever cumprido!
E vamos parar (me incluo) de falar mal do país. Falemos mal dos maus, dos corruptos. O brasileiro é bom, é trabalhador. O Brasil é ótimo, é nossa casa!
E mandemos os maus políticos, os sanguessugas, os corruptos, ladrões e enganadores do povo para aquele lugar!
* Professor efetivo de inglês/português da SEDUC/PA. Bacharel em direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário