Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

A FIFA É RACISTA


"Nós não somos macacos" (Daniel Alves)


Sim, somos negros e o nosso sangue é vermelho!
José Orlando Vieira Reis (Zelão)
Nesta copa do mundo (não da FIFA, como diz a imprensa) estamos vendo cada coisa! Primeiro foi a imprensa golpista, que é patrocinada por uma burguesia arcaica e escravagista, dizendo que não vai ter copa. Depois, vendo os estádios superlotados de turistas estrangeiros e brasileiros ricos, entraram de cara na publicidade massiva divulgando os eventos da copa. Alguns idiotas com espírito fascista insistem em ir pras ruas fazer baderna em nome de uma pseudomanifestação – manifestar contra a copa? Perguntem se os estádios estão lhes dando ouvidos!
A FIFA bem que tentou fazer uma campanha para amenizar o racismo nos estádios de futebol – tentou. Mas o racismo não é uma questão cultural, como muitos querem nos fazer acreditar, racismo é uma questão de caráter. Quem é racista é mau caráter (e isto o europeu o é por excelência) e mau caráter é qualquer sistema que não combata, com firmeza, o racismo. Um exemplo claro foi no jogo entre Alemanha X Gana no sábado, dia 20.06, em que um (possivelmente) alemão invadiu o campo, tirou a camisa e ostentou no corpo inscrições exaltando o nazismo, como Heil Hitler, CC e SS. Só que, como o direito de imagem é da FIFA, isto ninguém viu pela televisão. Mas do que adiantou esconder se existem outras opções de imagens que circulam livre e imediatamente na internet? A FIFA deixou claro que é racista sim senhores. Querem mais exemplos? Darei.
Por questão de tempo e de gosto, não estou assistindo (pela TV, é claro!) a todos os jogos da copa – tinha que ter muito saco. Mas de todos os que eu pude ver até aqui, uma coisa muito séria tem chamado à minha atenção (e aí, por favor, me corrijam, porque como não sou não quero cometer injustiça): Juízes, bandeirinhas, assistentes, gandulas e outros trabalhadores a serviço da FIFA, todos brancos; no máximo meio, meio, meio moreno – caso raro de alguns de fora da Europa. Nenhum negro. Negro que eu falo é negão mesmo – zulu, cor de tição (como dizia o sinhorzinho Malta). E aí me respondam: a FIFA é ou não é racista? Ou não existe no mundo do futebol um negão bom de apito? Eu digo: existe; nós mesmos temos um que é porreta e bastante respeitado, inclusive pelos jogadores – e por que não está lá??? Fato.
Vou me reportar mais uma vez ao jogo entre Alemanha X Gana – aquele em que um nazista invadiu o gramado sem ser incomodado pela FIFA e fez a sua demonstração até ser contido por um ganês. A seleção de Gana virou o placar adverso para 2 X 1 e num azar daqueles acabou cedendo o empate para a adversária. No final do jogo, num lance acidental, ganês e alemão trocaram cabeçada. Resultado: o ganês ficou com dor de cabeça e o alemão ficou sangrando. Naquela imagem (que a Alemanha talvez quisesse que a FIFA escondesse), o óbvio foi exposto para o mundo inteiro: ELES NÃO TÊM SANGUE AZUL!  
 
 
Parauapebas, Pará. 23.06.14.

Um comentário: