Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sessão de 08 de abril - o vazio e o nada

Está cada vez mais repetitivo falar das sessões da Câmara. Já estou ficando preocupado, pois na quarta quando escrevo essa coluna, é onde meu Blog alcança o maior pico de audiência. Se continuar assim, vou ter sérios problemas, pois sem ter o que escrever na pauta de maior audiência esse Blog vai para o brejo, e aí perderei minha maior fonte de renda. Colaborem aí vereadores!

Toda terça é a mesma coisa: plenária com a presença de alguns assessores (alguns, pois a maioria nem tem mais saco de acompanhar seus vereadores), e alguns frequentadores contumazes que aproveitam para por as fofocas em dia e tomar um cafezinho aguado. Por parte dos vereadores, alguns requerimentos para marcar posição, algum discurso sem contexto, um ou outro faz um discurso reclamando de alguma secretaria ou do Estado, mas nada de comprometedor. Nada de profundo ou que venha a desagradar o chefe. E a oposição? Essa está cada dia mais confusa e desestimulada. Ser ou não ser, eis a questão!

O que o cidadão espera de uma Câmara de vereadores? Espera debates calorosos sobre temas relevantes, divergências, embates ideológicos, defesa de ponto de vista e opiniões. Espera que os vereadores apresentem projetos relevantes que saiam das necessidades concretas da sociedade, que criem leis eficientes e que efetivamente exijam o cumprimento integral das mesmas. O povo quer ver vereador debatendo temas relevantes como o Meio Ambiente, a geração de emprego e renda, a transparência pública, etc.

Nossos edis estão tão desconectados da realidade que ontem ninguém nem tocou na campanha de arborização que a prefeitura está realizando nessa semana. Seria um prato cheio para debater sobre os cuidados que devemos ter com o nosso ambiente e sobre as responsabilidades do poder público diante da devastação das nossas áreas de preservação.

Não sei quanto tempo os vereadores vão aguentar nesse clima de sessão sem motivação, sem ter o que fazer. Por mais que a Câmara de Parauapebas seja a mais rica do Brasil, por mais que seja a que mais gasta recursos públicos no Brasil, por mais que os vereadores enriqueçam, sem motivação política verdadeira ninguém resiste. Não há dinheiro que pague viver num clima doentio assim. A realidade da Câmara hoje é tão doentia que seus membros estão sujeitos a patologias como pressão alta, diabetes, gastrite, úlcera, cefaleia crônica, artrite aguda, impotência sexual e outros males. 

Se a Câmara fosse um casamento seria aquela relação "xoxa", sem sexo, sem emoção, sem brigas e sem reconciliação. Sabe aquele casal que não discute para não brigar, que vive num falso consenso? Pois é mais ou menos assim. Vão vivendo junto para não dividir a herança e vão se tolerando e morrendo os dois aos poucos numa relação doentia.

Ontem de novidade mesmo foi só a manifestação de policiais que foram a sessão pedir apoio aos vereadores para sua luta de reposição salarial. Teve até um vereador que ia correndo achando que se tratasse de mandato de prisão e foi contido pelo colega. No mais, foi tudo água morna com adoçante dietético. Começou com meia hora de atraso e terminou uma hora depois. Como uma ejaculação precoce que não deu prazer para ninguém.

Vamos lá vereadores. Não desistam! Reajam! O povo continua esperando e confiando em vocês. Força e foco. Esse Blogger está ansioso para publicar e exaltar os grandes feitos dessa casa. Quem sabe faremos até um livro com os grandes discursos de alguns vereadores? Tamos juntos.


4 comentários:

  1. Como assessor recebendo um alto salário da sua vereadora, porque? Não cumpre o seu papel fazendo projetos, requerimentos e tirando ela desse marasmo?

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK. Vai sonhando com isso. No dia em que o povo resolver renovar 100% essa camara, aí sim, alguma coisa pode mudar. Se ficar um vereador vai contaminar os outros. O cara pode até entrar com boa intenção, mais aí chega o vereador velho e enquadra ele, manda entrar no esquema. Renovação total já. Por uma camara decente e com veriadores de verdade.

    ResponderExcluir
  3. E por falar nisso cadê a CPI da saúde? Ninguém fala mais nada? Será que os 4 se venderam? Ouvi dizer que o Pavão e o Charles levaram um puxão de orelhas do chefe. E o que aconteceu com Arenes e Eliene? Achei estranho ninguém falar mais nada sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 19:17, não posso responder uma pergunta dessa a um fantasma. Se você tiver coragem de se identificar responderei com todo prazer.

    ResponderExcluir